4 DICAS PARA ESCOLHER O NOME DO SEU NEGÓCIO

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Você está prestes a abrir seu próprio negócio, está tudo bem planejado, mas aí vem a dúvida: qual será o nome da sua empresa?

Para muitos empreendedores essa é uma decisão bastante difícil, tendo em vista que o nome é a primeira impressão que as pessoas têm sobre seu negócio. O nome é que vai representar a empresa em rodas de conversas informais, listas de referências, buscas no Google, entre vários outros meios de divulgação.

Então é indicado que o nome seja trabalhado desde o início do projeto, para que seja alinhado com o que sua empresa faz, e não por apenas ter um nome. 

Nós da Web Para Leigos separamos 4 dicas que vão te ajudar a escolher o nome do seu negócio:

  • 1 – Faça um Brainstorming

    Anote todas as ideias de possíveis nomes, inclusive aqueles que você acha que não vale nem a pena anotar, quanto mais ideias, maiores são as chances de encontrar o nome certo.  Leve em consideração o público alvo, com quais palavras eles se identificam e quais produtos e serviços sua empresa irá oferecer. Converse com algumas pessoas de confiança, mostre para elas o projeto da futura empresa, e pergunte o que acham dos possíveis nomes. Aceite as críticas e anote as sugestões.

    Já tem um nome favorito? Então é a hora de pesquisar se esse nome está em uso!

  • 2 – Pesquise o nome nas redes sociais

    É muito comum encontrar várias empresas com o mesmo nome, porém, a maioria, são de segmentos diferentes. Ter o mesmo nome, ou até mesmo parecido, com o da concorrência pode fazer você perder futuros clientes. Já pensou que chato, você prestar um ótimo serviço, conquistar a confiança do cliente e na hora de ser indicado, o concorrente que fica com seus “quase” clientes? Além do mais, um nome parecido pode te trazer constrangimentos.

    Mesmo prestando um ótimo serviço, o risco de ter um nome fantasia parecido, atuando na mesma área, pode ser constrangedor. Imagina que o xará do seu negócio é um péssimo prestador de serviços e está super queimado na área. As chances de você perder clientes, por levar o mesmo nome do concorrente, pode arruinar seu negócio.  

  • 3 – Verifique se o domínio para este nome está em uso
    Acesse a página registro.br e consulte a disponibilidade para o domínio da sua empresa. É importante que seu negócio tenha um domínio exclusivo.

  • 4 – Pesquise o nome no INPI de acordo com a sua área de atuação

    Antes de sair divulgando a sua marca, acesse inpi.gov.br e consulte se já existe algum nome idêntico ao que pretende registrar. No Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI) você pode registrar a sua marca e protegê-la de possíveis copiadores e da concorrência, além de ter um nome referência no mercado. Com o registro, você garante o direito exclusivo em todo o território nacional, que pode ser estendido para mais de 130 países. 

    Evite dor de cabeça e não demore em fazer o registro. Outras pessoas podem fazer antes de você. Já pensou que chato perder os direitos da sua própria marca?

Já está tudo certo com o nome? Crie suas redes sociais e contrate uma empresa de desenvolvimento de site, para você ter seu negócio na primeira página do Google