VOCÊ SABIA QUE A MÁQUINA DE ESCREVER É UMA INVENÇÃO BRASILEIRA?

Compartilhe:

Na semana do descobrimento do Brasil, vamos falar de uma das MAIORES INVENÇÕES feita por um brasileiro, a máquina taquigráfica.

♦ Pouca gente sabe, mas DOZE ANOS antes da primeira máquina de escrever ser industrializada nos EUA, o padre brasileiro Francisco João de Azevedo produziu uma máquina taquigráfica, que teria POUCAS MODIFICAÇÕES até virar a conhecida MÁQUINA DE ESCREVER.

Mas por que o brasileiro não leva a fama de ser o INVENTOR dessa máquina?

✔ Tudo começou no segundo semestre de 1872, quando um turista norte-americano LEVOU o protótipo da máquina de Francisco João de Azevedo para os EUA, com a PROMESSA de que lá teria pessoas interessadas em fabricá-la.

Em março do ano seguinte, o americano Christopher Latham Sholes apresentou um modelo praticamente idêntico à máquina brasileira para os armeiros Remington, que a industrializaram.

A partir daí, o mundo conheceu a máquina de escrever como se fosse invenção americana, até que alguns anos mais tarde historiadores descobriram a verdadeira história por trás desta invenção.

E hoje todo mundo sabe que a importância da invenção do padre Francisco é tão grande, que sem ela a comunicação digital, nos dias atuais, poderia ser muito diferente.

Política de Privacidade

WEB PARA LEIGOS, inscrita no CNPJ sob nº 20.346.013/0001-24, com endereço profissional à Rua Álvares de Azevedo 53 altos, declara que coleta, recepciona e armazena os seguintes dados do Visitante no site https://webparaleigos.com.br/, que desejar enviar mensagem por esta plataforma: Nome, e-mail e telefone.

Ao disponibilizar voluntariamente os dados, o VISITANTE CONSENTE de forma livre e expressa, que sejam coletados, armazenados e tratados, conforme as regras dispostas nestes Termos.

Os dados do Visitante serão utilizados única e exclusivamente para identificação, resposta de mensagens e envio de informações e notícias jurídicas, com opção de revogação desta última finalidade a qualquer momento. Os dados permanecerão em sigilo, não serão compartilhados com terceiros em nenhuma hipótese ou finalidade sem consentimento prévio e expresso, sendo anonimizados ou descartados a qualquer momento a pedido do Visitante por meio de mensagem a contato@webparaleigos.com.br.

WEB PARA LEIGOS declara por si, seus colaboradores e terceiros que realiza todas as medidas necessárias para a proteção dos dados que trata, em conformidade com a Lei 13.709/2018 – Lei Geral de Proteção de Dados, figurando pessoalmente como encarregada e responsável pelos dados.

Este site utiliza cookies e informações de sua navegação (sessão do browser) com o objetivo de traçar o perfil do público e estratégias de posicionamento digital. Durante todo o processo os dados são mantidos em sigilo, e não são manipulados por humanos, já que o sistema é automatizado

Atualizado em 19/06/2021