VOCÊ SABIA QUE A MÁQUINA DE ESCREVER É UMA INVENÇÃO BRASILEIRA?

Compartilhe:

Na semana do descobrimento do Brasil, vamos falar de uma das MAIORES INVENÇÕES feita por um brasileiro, a máquina taquigráfica.

♦ Pouca gente sabe, mas DOZE ANOS antes da primeira máquina de escrever ser industrializada nos EUA, o padre brasileiro Francisco João de Azevedo produziu uma máquina taquigráfica, que teria POUCAS MODIFICAÇÕES até virar a conhecida MÁQUINA DE ESCREVER.

Mas por que o brasileiro não leva a fama de ser o INVENTOR dessa máquina?

✔ Tudo começou no segundo semestre de 1872, quando um turista norte-americano LEVOU o protótipo da máquina de Francisco João de Azevedo para os EUA, com a PROMESSA de que lá teria pessoas interessadas em fabricá-la.

Em março do ano seguinte, o americano Christopher Latham Sholes apresentou um modelo praticamente idêntico à máquina brasileira para os armeiros Remington, que a industrializaram.

A partir daí, o mundo conheceu a máquina de escrever como se fosse invenção americana, até que alguns anos mais tarde historiadores descobriram a verdadeira história por trás desta invenção.

E hoje todo mundo sabe que a importância da invenção do padre Francisco é tão grande, que sem ela a comunicação digital, nos dias atuais, poderia ser muito diferente.